Home > Press Releases > Fórum Africano de Investimento apresenta principais projetos, incluindo a autoestrada de 15,6 mil milhões de dólares entre Abidjan e Lagos

30/05/2022

À margem das reuniões anuais do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento de 2022, o Fórum Africano de Investimento convocou investidores para promover o poder da plataforma para atrair investimentos críticos para o continente.

A mesa-redonda de investidores de 25 de maio chegou numa altura em que os fluxos de capital estão a recuperar, na sequência da pandemia de Covid-19. Tais discussões são parte integrante do Fórum Africano de Investimento, ligando patrocinadores de projetos, investidores e financiadores, bem como o setor público e privado.

No contexto do tema dos Encontros Anuais deste ano, Alcançar a Resiliência Climática e uma Transição Energética Justa para África, o diálogo interativo destacou vários projetos emblemáticos que definem a inigualável capacidade de agregação da plataforma AIF. O apelo dos Encontros Anuais foi acrescentado ao apelo do evento. Os Encontros Anuais do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento atraem normalmente cerca de 3.000 líderes governamentais, decisores políticos e outros decisores.

A mesa-redonda de investimento, realizada no hotel Kempinski, em Acra, Gana, incluiu os parceiros fundadores do AIF, instituições financeiras de desenvolvimento, bancos comerciais, personalidades com elevado património líquido, empresas familiares, representantes de empresas de capital de risco e empresas de capital privado. O país anfitrião fez uma forte apresentação, incluindo o Ghana Investment and Promotion Centre (GIPC), o Ghana Infrastructure Investment Fund, o Ghana EXIM, e vários líderes da indústria bancária.

Ken Ofori-Atta, ministro das finanças do Gana, e presidente cessante do Conselho de Governadores do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, aplaudiu os esforços da AIF para colmatar o fosso infraestrutura de África, particularmente à medida que o continente absorve os choques do Covid-19. Ofori-Atta agradeceu à diretor sénior do AIF, Chinelo Anohu, por ter iluminado a carteira do Gana na plataforma do AIF e felicitou o Presidente Adesina pela sua visão ao estabelecer a plataforma em 2018.

Nas apresentações foram mostradas as transações ativas do AIF num pipeline de negócios que abrange 26 países e nove setores. Espera-se que as transações de 2021 resultem na criação de 3,8 milhões de empregos, tanto diretos como indiretos, sendo um milhão destes empregos destinados a mulheres e mulheres empresárias, e outro milhão de empregos para os jovens.

Entre as transações apresentadas estava quatro acordos de infraestrutura de transporte e quatro transações centradas na energia e energia. O AIF também apresentou dois acordos ganeses em serviços de transporte e na saúde.

Sobre infraestrutura de transportes, o projeto da Autoestrada Abidjan-Lagos, liderado pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), no valor de 15,6 mil milhões de dólares, tomou o centro das atenções.  Esta é a maior oportunidade de investimento que foi discutida - e ultrapassada - nas salas do Conselho de Administração do AIF em 2021. Este projeto, parte do Programa para o Desenvolvimento de Infraestruturas em África (PIDA), é uma parceria público-privada crítica que ligará Abidjan a Lagos, via Acra, Lomé, e Cotonou, ao longo da costa da África Ocidental.

Também foi destacado o Projeto Hidroelétrico Mphanda Nkuwa de 1.500 MW em Moçambique, no valor de 4,5 mil milhões de dólares. O Banco Africano de Desenvolvimento e o Gabinete de Implementação do Projeto Hidroelétrico de Mphanda Nkuwa, uma entidade implementadora, assinaram um acordo de prestação de serviços de consultoria para o desenvolvimento do projeto, à margem do encontro anual do Banco. O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, testemunharam a assinatura.

Um intercâmbio animado seguiu as apresentações do projeto, com muitos participantes a concentrarem-se no desequilíbrio de perceção do prémio de risco que os investidores colocam em África, e na necessidade de o continente assumir o controlo da sua narrativa, nos meios de comunicação social e com as agências de notação financeira. A sessão interativa amplificou a voz do AIF como líder no desenvolvimento do setor privado, impulsionando a liderança da plataforma sobre oportunidades de investimento em África e contribuindo para o desenvolvimento empresarial.

O interesse mostrado pelos investidores em transações ao estilo do AIF continua a crescer sustentadamete.  As duas edições anteriores do AIF em 2018 e 2019 garantiram um interesse de investimento em várias transações importantes de cerca de 78,8 mil milhões de dólares.

As salas virtuais do conselho de administração da AIF2021, realizadas em março de 2022, atraíram 32,8 mil milhões de dólares de promessas de investimento em 31 projetos financiáveis, que incluíam oito liderados por mulheres ou centrados nas mulheres, com um valor potencial de quase 5 mil milhões de dólares.

Os Market Days do AIF, em Abidjan, Costa do Marfim, em novembro de 2022, irão acelerar estes negócios desde as discussões entre os intervenientes até ao encerramento financeiro.

Defendida pelo Banco Africano de Desenvolvimento e seus parceiros fundadores (Africa 50, Corporação Financeira Africana, AfreximBank, Banco de Desenvolvimento da África Austral, Banco Europeu de Investimento, Banco Islâmico de Desenvolvimento e Banco de Comércio e Desenvolvimento), o AIF é o mercado de investimento de África para acelerar as transações a fim de colmatar as lacunas de investimento de África.